sábado, 10 de agosto de 2013

Buenos Aires - Meu Guia e o seu também se quiser!

Após quatro meses em terras portenhas, tenho obrigação de fazer meu próprio guia e compartilhar com amiguinhos e interessados. Não espere nada de compras porque a onça não é consumista, mas espere tudo de comilança porque tenho que fazer jus aos 5kilos adquiridos nesse período conturbado.

Dinheiro:


Venha com real ou dólar para eles tanto faz como fez. Vários restaurantes tem possibilidade de pagar nas duas moedas, alguns com valores de cotação até melhor que o cambio oficial. No shopping Alot Palermo (Avenida Santa Fe 3253), por exemplo, algumas lojas tem preço exibido na vitrine nas três moedas.

Meio de transporte


O metro é bem barato e comporta bem tudo que você queira ver na cidade, de cabo a rabo. Porém sinceramente CAMINHE! Do microcentro até Palermo são +ou- 6km (como uma voltinha em Copacabana), e você pode escolher ir pela Santa Fé vendo 100000 e meio de vitrines ou ir pela Av del libertador e passar pela universidade de direito, pela famosa Floralis Genérica terminando na Plaza Francia e sua famosa feirinha nos sábados e domingos o dia todinho.

Como passeio extra e se você amar artigos de casa, vá a Tigre, uma provincia de Buenos Aires. Vá a estação Retiro (que fica mais ou menos 5 quadras da Galeria Pacifico), pegue um trem horrendo até a estação mitre. Detalhe, estação Mitre, e estação Maipu são a mesma coisa mas por algum motivo que eu nem quero saber, tem dois nomes e confunde muito.


Na estação mitre tem indicações para ir para o tren de la costa e esse sim é fofice total. Fica a seu critério descer em cada uma das estações e dar uma voltinha até chegar em Tigre.


Comilança



Aos que amam carne, se prepare pra ter uma farta opção de batatas ou pures de acompanhamento. Diga adeus ao arroz e farofa porque aqui deve ser crime. Rarissimo achar um prato com arroz e que não seja parboilizado (uuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrgh) obviamente.


Ah! E muito importante, por favor gente, esqueçam HAVANNA como alfajor. Há 4983294203 de opções espalhadas pela cidade de muito superior qualidade. Opte por começar pelos que não são banhados a chocolate e depois a gente conversa ok?


MicroCentro

El Establo (Paraguay esquina de San Martin)

Pode pedir ojo de bife ou bife de chorizo que são sempre bons.

Não se iluda se você pedir uma salada pra acompanhar e o garçom falar que é pouco para duas pessoas. NÃO, NÃO É, É SUPER SUFICIENTE. Idem para a porção de papas fritas ok?

Importante: os garçons não são nada fofos!!!! E aqui pode pagar com real.


Al Carbon (Reconquista quase esquina de Paraguay)

Com um preço um pouco mais caro que o Establo mas atmosfera bem mais elaborada o restaurante tem boas carnes e graças ao Senhor do Universo, um prato fofo de carne ou frango com legumes e arroz que eu amo.

Garçons são extremamente educados.



Dada Bistro (San Martin entre Paraguay e Alvear)

Esse lugar é meu canto de buenos aires. Nada tem mais minha cara, meu jeito, meu espírito. Os drinks são muito bons e as pessoas extremamente agradáveis.

Me apaixonei no primeiro minuto quando percebi que no som estava tocando "esse é o famoso 16 toneladas" um clássico do samba de breque.


Tome um frozen de maracujá com tequila  ou um spritz comendo um guizado de frango ou uma salada de rucula com queijo e geléia de cebola. Nada te trará mais felicidade


Brocolino (Esmeralda quase esquina com Córdoba)

Tá, vamos lá, não espere um italiano sensacional mas entre essa opção e o famoso Parolaccia eu voto nele desde que você não peça nada a molho alfredo. O preço é super conveniente os garçons animados na parte da noite (no almoço acho que eles estão meio putos com a vida e não fazem questão de esconder rsrsrs)

Green Eat (galerias pacifico subsolo e reconquista quase esquina com viamonte)

Jacou até morrer e agora tá com peso na consciencia? Esse é o seu lugar. Qualquer salada vale a pena, sempre fresquinha, sempre saborosa e muito bem servida com preços que giram em torno de 10/15 reais.



Puerto Madero


La rosa nautica (Alicia Moreau de Justo 246 ou melhor puerto madero entre lavalle e tucuman)


Quer um ambiente fantástico, atendimento impecável, vista calma do rio? Esse é seu lugar. Gosta de Cevice ou nunca experimentou? Experimente nesse lugar. Quer bons drinks com pisco? Por favor, fique a vontade de tomar quantos quiser.


Palermo


Chef Iusef  (Malabia 1378 entre niceto vega e cabrera)

Comida libanesa do mais alto nível com ótimos preços. Entre sente e morra de prazer comendo. Tudo, absolumente tudo que comi, tinha ótimo paladar.

The Pick Market  (Ugarteche 3154 entre cabello e cerviño)

Entre, escolha seu vinho, peça a bela água com gás, monte seu sanduiche ou salada e o resto, ah, o resto, você não conta pra ninguém.... ADORÁVEL LUGAR!


Tem um peruano delicioso que eu não consigo lembrar o nome, mas assim que meus informantes responderem eu atualizo.


La Salamandra (El Salvador 4761 entre gurruchaga e armenia)


Sim, sim, sim, você está correto: entrarás no reino do doce de leite e a gula será tua condenação!!!! A vantagem do salamandra é que os pratos salgados giram sempre em torno de saladas deliciosas. Aproveite-as com toda vontade do mundo e depois deleite-se em qualquer sobremesa que tenha doce de leite obviamente. Acabou de comer? Vai caminhando de volta até puerto madero que perde um dia no purgatório gastronomico!!! Eu garanto


Le pain quotidien (Jerónimo Salguero 3075)

Aí você estava no shopping passeo alcorta, cansou de olhar vitrines e de repente te bateu um desejo de comer um doce inesquecível? Desça, camiinhe 3 quadras e comece a sofrer.
Desse lugar eu comi o melhor bolo mousse de chocolate da minha existência.NADA até hoje pode se igualar.