segunda-feira, 16 de maio de 2016

Sobre o equilibrio entre comer saudável e ter paz

Oi, Eu me chamo Paula. Sou jamanta desgovernada na descida quando me aborreço sou onça porque tenho olhos ^tipo^ gato.
Fui gorda. Era enorme: não. Era gorda.Tinha um imc de sobrepeso no meu auge: 1,71m  e 86k. Hoje, peso 63, 64, 65 e sonho com 59. Sempre achei a casa dos 50 linda. Passei por ela muito rapidamente. Fui uma criança que se entupia de açucar. E o que é se entupir de açucar jaja? É comer um pão frances com doce de leite e achocolatado; é tomar leite com achocolatado e colhereS de açucar. É comer porque está sol, porque chove, porque está triste porque está feliz. Eu fui assim.
Em 2002 achei que fosse infeliz nos meus relacionamentos amorosos porque era gorda. Eu tinha acabado de começar a trabalhar, fazia mestrado, morava sozinha fui me ajudar. Eu PAULA eu fui me ajudar. Contei com uma nutricionista fantástica (Tatiana Rom no RJ) e um professor anti-mimimi Robson. Terminei aquele ano com 70 kilos. Foi uma guinada na minha vida.
Passei por muitas fases depois disso e tinha sempre uma certeza: nunca mais faria aquilo comigo de novo, nunca mais descontaria no comer as mazelas da vida. Ah! E não fui mais feliz no amor por não ser gorda.
Estamos em maio de 2016 então considere que há 14 anos eu cuido do "o que" eu como, eu busco cuidar do meu corpo. Em 2012 tive uma turberculose e mais uma vez a Tatiana me ajudou, me deu dicas de como ajudar meu corpo a combater o estrago dos antibióticos. Alguma coisas tipo a clorella e o óleo de côco eu mantenho até hoje.
Ou seja, há muitos profissionais que podem te ajudar. Não bote todos no mesmo saco de não prestam não sabem nada.
Desde o ano passado mudei minha alimentação e sigo o conceito LCHF. Eu sempre estive atenta as dietas da moda e resolvi que como tinha passado anos como seguidora do vigilantes, dukan, mais anos com dietas prontas, chegava a hora de mudar.
Ponto 1) eu não considero lowcarb, paleo, primal, atkins o que quer que seja uma dieta. É a forma que eu escolhi comer que me dá prazer. Eu tinha perdido prazer de comer. Por muitas vezes não queria comer nada porque estava cansada da falta de sabor. A nova forma de me nutrir me devolveu isso.
Eu faço meus pratos hoje e AMO. Eu adoro queijo gouda e sou felicissima com ele e tomatinho cereja. Eu aboli o adoçante! E daí? E daí que é MUITO maluco, é um sucesso perante a pessoa que eu já fui.
E quanto eu emagreci? Nada. E quanto você definiu? Nada e porque, porque tenho 38 anos vivo sozinha num país que não é o meu e quero VIVER. sem NEURA. Como bem, me exercito quase todos os dias da semana (sim vou a academia entre 4 a 7 vezes na semana) mas não pirei.

Sabe porque não volto a uma alimentação mais industrializada e me LIBERTO da "loucura" LCHF:? Porque o meu maior problema de saúde acabou: EU CAGO NORMAL. Então, entre ter a facilidade de comprar tudo em saquinhos e suar no banheiro ou "perder" meus fins de semana entre cozinha e supermercado e não ter dor ao evacuar, eu fico com o segundo. Eu nunca mais sofri para ir ao banheiro. Acordo e vou coisa que por 36 anos não existiu. Eu ja tive licenças médicas por não conseguir ficar em outra posição que não deitada de tamanha dilatação da minha barriga. Isso acabou.

Eu sigo muitos grupos de dieta no facebook e leio blogs. Eu tenho uma leve impressão que as pessoas estão enlouquecendo. E eu me preocupo com isso.
Esse ano uma pessoa que eu amo apresentou sintomas de anorexia e eu sofri horrores porque sempre quis que ela não fosse mais obesa porque NÃO TINHA SAÚDE com a obesidade porém ao vê-la no lado negro sofri e tive medo.
Se eu fosse obsecada pela minha nova forma de comer, minha vida social, que já é pouca, viraria nada, Eu adoro o tempo com meus amigos, eles me dão VIDA, eles me enchem de PRAZERES E RISOS seja com uma cerveja  ou com um sandubão. Eu acho isso muito muito muito mais válido que o que diz minha balança. E sinceramente, não querendo levantar bandeiras de jacadas, para você caro amigo, também deveria ser assim.
Conhece-te a ti mesmo.Se você sabe que sair da dieta que você escolheu vai abalar o seu emocional então não o faça mas quando estiver pronto, reavalie. Num mundo que muitos passam fome comer é uma benção e a última coisa que pode te fazer sentir é MAL!
Entenda e diga a si mesmo os porques de você seguir sua alimentação atual e uma vez convencido todo o resto fica mais fácil. Mas NÃO SE CULPE!
O nosso cérebro é uma caixa de mistérios mas para mim é muito claro que se você escolher seguir comer de uma forma que não te dá prazer, que é uma tortura, NÃO ESTÁ BOM não vai trazer felicidade e ser feliz nos completa.
Eu tomo cerveja, nada primal, no dia seguinte vou ter dor de barriga. Fiquei revoltada comigo as primeiras vezes mas hoje eu falo: tá bem tá bem meu corpo você não quer mais que eu faça isso mas valeu a pena não?
Por fim, pare de chamar sua alimentação de dieta porque dá a ela um senso de momentaneo. O seu comer, sua forma de nutrir vale enquanto você existir, se ame e escolha comer o que TE FAZ BEM e que você esteja certo que É O MELHOR PARA VOCÊ e só isso fará funcionar.
Beijos da onça.
Foi um prazer.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bem!
Devemos lê, estudar e assim chegar a conclusão racional:o que nos faz bem? quando estiver pronto para encarar sua resposta, não se engane, siga em frente...sempre! Por que o tempo? hahahaha O tempo não para! (Czz)